sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Divagações Maternas

Hoje a Mallu faz 4 meses e quando penso no parto parece que aconteceu há muito tempo. Tem sido um período de tanta reflexão, um emaranhado de sentimentos e pensamentos, que ainda não consegui puxar a ponta desse novelo. Penso que existe um luto em toda mãe, existe a mulher que fui e a mulher que sou. A mãe que existe hoje não se conecta mais com a "não mãe" que eu era. Eu não sei se já me despedi totalmente do que eu fui. É muito complexo, é um sentimento irremediável, é como uma fase de transição. E como nova mãe, sinto sobre meus ombros, todo o peso desse processo. Sim, pesa. É estafante esse turbilhão de pensamentos. Existe culpa também, o que gera a culpa é a expectativa dos outros sobre nós, e a expectativa de mim mesma, de que esse tem que ser um período tão sublime (e é de fato), mas apenas de alegria, de entusiasmo, de plenitude da mulher. E de repente me vejo muitas vezes, cansada e introspectiva. E aí vem a culpa. Não é qualquer um que compreende a fragilidade desse momento, talvez quem é mãe, mas nem toda mãe. Não sei se todas passam por esse processo, pode ser que para algumas seja automático, ou que não fiquem refletindo tanto sobre esses sentimentos. Eu sou assim, reflexiva ao extremo. Gostaria de ter um dia pra parar pra pensar, já viram isso? Parar pra pensar? hahaha Tenho tido insônias frequentes por isso, mas como disse, não sei por onde puxar esse fio. Quanto tempo isso dura? Achei que a mãe virasse borboleta no parto, será que ainda estou na fase de crisálida? hahah Talvez essa analogia não sirva pra esse momento. Mas enfim...divagações, divagações...

"Quando se aprende a amar... o mundo passa a ser seu."
 Em contrapartida o meu filhote está fazendo 4 meses, já estou pensando na festa de 1 ano, pode?! hahahah Assim como quando me descobri grávida, passei a noite pensando no chá de bebê, que depois nem fiz! hahaha Aos 4 meses a Mallu é a bebê mais esperta que existe, já está firmando as pernas, fica eufórica quando a seguramos de pé em nosso colo. Sempre acorda de bom humor, já está rolando e firma a cabeça e os ombros quando está de bruços. Já estou pensando em organizar o quarto dela no método montessori, mas é tão bom ficar juntinho dela no quarto, estou adiando este momento da mudança! É bom, pois ainda estou com algumas dúvidas à respeito e aproveito esse tempo pra estudar mais sobre o método. Estudar sobre tudo! Creio que nem nos 4 anos de pedagogia aprendi tanto sobre desenvolvimento infantil, como estou aprendendo agora, e são só 4 meses, 4 meses muito intensos!

Nenhum comentário: